quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Movimentos!


A geração perdida que fez muitas cabeças se encontrarem e essa história de fugir de casa



Continuando na onda do primeiro post, compartilho parte de um trabalho sobre movimentos sociais, que fiz semestre passado durante as aulas da disciplina de Mídia e Discurso, ministrada por Rejane de Mattos Moreira, da minha querida Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. A foto acima mostra o dia em que Bob Dylan conheceu o doidão Allen Ginsberg, em uma praia famosa em São Fransisco no ano de 1965. Ao final do texto algumas fotos e as referências para o embasamento da pesquisa e da minha curiosidade.

                                                       
                                                     
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O MOVIMENTO

A história do movimento beat tem início no final dos anos 30. O cenário é os Estados Unidos do presidente Ronald Reagan, em plena crise econômica, apesar de vencedor no contexto do final da Segunda Guerra Mundial. Foi lá que alguns poetas, escritores e jovens de alma selvagem começaram a questionar a repressão e o modo de vida padronizado pelo consumo americano. Com uma percepção crítica e um ideal particular e libertador, buscava-se encontrar um verdadeiro sentido para suas vidas, diferente do que viam na TV ou no discurso dos pais. Enquanto a política da sociedade de consumo, baseada no chamado sonho americano não contagiava mais a juventude da época: começavam a surgir e pipocar novos projetos culturais e intelectuais alternativos, com poetas desvairados e escritores entorpecidos por drogas e ávidos por novas aventuras e desventuras autênticas e livres. Iniciam-se as viagens de mochila, a cultura da carona e tudo o que um espírito libertário e a estrada podiam trazer. Apertem os cintos...

UM TRIPÉ EXCÊNTRICO, EXPERIMENTAL, ESPONTÂNEO

A síntese da explosão do movimento aparece nas histórias e no novo jeito de escrever com liberdade e expressividade, sem as velhas “amarras acadêmicas” e os padrões de prosa pré-estabelecidos pela Europa. Um tripé de artistas-escritores-poetas-filósofos de fôlego avassalador ilustra bem o novo espírito. O trio, Allen Ginsberg, com Howl (O Uivo), William Burroughs, com Naked Lunch (Almoço Nu) e Jack Kerouac, com a obra On The Road (Pé na Estrada) começaram a falar o que antes não era dito; as angústias, anseios, dúvidas, frustrações, desejos, enfim, todas as emoções que estavam passando naqueles tempos. O lado sombrio do sonho americano era assim revelado: esquinas, bares e becos sujos por vigaristas, oportunistas, toxicodependentes, marginais, pequenos ladrões, todo tipo de ser. A identificação com essas figuras marginais se tornaria o eixo central da literatura beat. Kerouac era fascinado pelos vagabundos e andarilhos que atravessavam o país em trens de carga; Ginsberg era atraído por homossexuais, delinqüentes e incompreendidos em geral; Burroughs, por sua vez, vivia entre criminosos e viciados.




Essa nova geração buscava uma forma de se expressar e uma vida mais liberta e desregrada, onde a imaginação e a criatividade afloravam de maneira espontânea, sem prévias preocupações e anseios. Era época dos novos nômades, de dormir ao relento, de pegar a mochila e cair na estrada, seja de carona em carona ou em um calhambeque caindo aos pedaços. É desse jeito que Kerouac e sua turma botam os pés nas estradas para viver novas e alucinantes histórias, embalados pelo melhor ou pior do jazz americano, revirando o submundo dos subúrbios, se deparando com todo tipo de gente e situação: de trabalhadores itinerantes à vagabundos e viciados. Acreditavam na “elevação do grau de consciência” e seu fluxo contínuo, e por isso não rejeitavam drogas alucinógenas como a maconha, benzedrina e o peiote. Pode-se dizer que o lema da beat generation era Sexo, Drogas e Literatura. Ao invés de rock, preferiam mesmo o jazz do jukebox dos bares de estrada.

O termo beat, segundo consta na obra de Kerouac, veio de uma expressão que Herbert Huncke, um marginal e transeunte, usava com frequência: “I’m beat” – algo do tipo: estou fodido, quebrado, duro. Kerouac e seus companheiros gostaram do que ouviram e adotaram a expressão em seus escritos. A partir de então, a palavra passou a ter outros significados, sobretudo para ele o de batida (no sentido de ritmo musical, referindo-se a batida do bebop do jazz americano que o embalava em sua escrita). Entre outros significados estão o de porrada, de pulsação e até de furo (no sentido jornalístico).


A VIDA PELA ESTRADA

Mais que novas significações e gírias, o termo serviu para designar uma geração envolvida com um novo movimento literário e comportamental, que retratava as experiências de uma nova concepção e opção de vida pela estrada e com muita influência do existencialismo de Sartre. Jovens ao ter contato com a literatura beat passaram a procurar cada vez mais aventuras e experiências, na busca de empreender um novo sentido para suas vidas. Não tinham nenhum tipo de preconceito e discriminação, pelo contrário: jovens brancos conheciam e tinham contato cada vez mais com a cultura negra americana, sobretudo pelo jazz. É interessante notar essa influência e base que a cultura beat levou para outros acontecimentos posteriores: nos movimentos estudantis e na onda hippie dos anos 60, que herdaram causas como a ecologia e o amor livre e também na liberação feminista e no movimento homossexual, em parte consequências da luta dos beats pela liberdade sexual.



Uma frase do livro On the Road, que viria depois a ser cunhado pela crítica do times como a “bíblia da geração beat”- ilustra bem a ideologia e o espírito do movimento: “Nossas malas estão na calçada de novo. As estradas eram mais longas, mas não importava. A estrada é a vida”. Kerouac foi brilhante, ao descrever minuciosamente cada paisagem e lugar das planícies americanas, captando a sonoridade dos bares de estrada, das ruas e dos becos marginais das cidades americanas, após percorrer durante cinco anos, o país de leste a oeste, através da famosa Rota 66, com descidas frequentes ao México. Inaugurando uma nova forma de narrar, o resultado é reconhecido pela crítica como o puro reflexo do espírito de uma geração que passaria a transformar milhares de cabeças, influenciando futuramente todos os movimentos de vanguarda: o rock, o pop, os hippies, o movimento punk e tudo o que mais sacudiu o século XX na arte, na cultura e no comportamento dos jovens.
  
A questão é que tal geração se transformou em muitas. Segundo o historiador e jornalista Eduardo Bueno, “Nenhum outro livro deste século deflagrou uma revolução comportamental maior do que a obra de Kerouac. Bob Dylan ao ler On the Road, fugiu de casa. Hector Babenco, de O Pixote também. Jim Morrison fundou o The Doors.” Não obstante, no final dos anos 50 John Lennon usa o termo beat para dar alcunha à sua nova banda: The Beatles. Surgiam também novas bandas de introspecção e efervescência libertária por todo o mundo, como o Pink Floyd na Inglaterra, Raul Seixas, Cazuza e Paulo Leminski no Brasil.






CURIOSIDADES

Os beats foram os primeiros a difundir, para a juventude ocidental, zen-budismo, a meditação transcendental, as experiências da vida ao ar livre, as caronas, a celebração de si mesmo em harmonia com o universo.

On the Road virou filme nas mãos do cineasta brasileiro Walter Salles, com Kristen Stewart (Crepúsculo) e Kirsten Dunst (Homem-Aranha) como personagens principais. O filme já estreou no Brasil e foi elogiado em no Festival de Cannes.

Into the Wild (Na Natureza Selvagem), de Sean Peen é considerado um filme beat. Ele descreve a viagem de um jovem que decide largar a universidade e a vida comum que levava nos Estados Unidos para sair viajando com objetivo final de chegar ao Alasca e viver sozinho, sustentando-se da natureza e do que encontrava no caminho.

“Beatnik” não é um sinônimo, mas um termo depreciativo criado pela mídia no final da década de 1950 (apareceu pela primeira vez no San Francisco Chronicle de 2 de abril de 1958) para designar jovens que copiavam o estilo beat. Mais tarde também ficou associado aos acessórios coloridos, tais como, óculos, pulseiras e boinas.


No seriado Os Simpsons, os pais do personagem Ned Flanders são beatniks que o colocaram num hospital psiquiátrico enquanto criança, depois de terem tido dificuldade em discipliná-lo, devido ao seu mau comportamento (A mãe dele queixa-se: "Já tentámos tudo, e estamos sem ideias!"). Em outra série famosa da televisão animada, Doug, a irmã mais velha de Doug, Judy Funnie (na foto), é retratada como uma beatnik.






O filme dirigido por Walter Salles segue fielmente a obra original ainda que a essência não esteja tão bem reproduzida. Talvez pelo enfoque nas cenas de sexo e de diversão. O destaque fica para a fotografia de Eric Gautier, dos premiados diários de motocicleta e Na Natureza Selvagem. Em On the Road não deixa de ser impecável nas paisagens, mostrando todos os contornos e nuances dos Estados Unidos. Um bom road-movie pra quem não leu o livro. 




Kerouac com seu rolo de papel ininterrupto; "isso não é literatura, é datilografia"  disse maliciosamente na época Truman Capote 


               Versão do rolo original datilografada por Kerouac exposta no Museu das Letras e Manuscritos em Paris



                               Charlie Parker: Mestre do jazz bebop que embalava as jukebox nos anos 50 







REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

KEROUAC, Jack. On the road. Porto Alegre: L & PM pocket, 2003


http://www.guerradestilos.blospot.com.br/  - artigo BÍVAR, Antonio. Beats x Hippies.

WILLER, Cláudio. “Geração Beat” LPM Pocket


www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=1287 - A Geração Beatnik e seu desprezo pela sociedade norte-americana dos anos 50

Um comentário:

  1. não sabia que o Leminski tinha sido de certa forma influenciado pela geração beat, gosto bastante dele.

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